Calcular a previsão anual de custos fixos em uma empresa é fundamental para formação de preço e tomada de decisões. O Centro Odontológico Dentes e Números é uma clínica odontológica criada empiricamente. Localizada no bairro de Boa Viagem, em Recife, possui dois consultórios, dois Dentistas com carga horária de 40 horas semanais cada e duas ASBs e uma previsão de custos fixos em 2016 de R$ 286.284,02.

Foi aplicado um Modelo de Gestão de Custos em Odontologia e concluiu-se que determinados procedimentos realizados para algumas operadoras de planos odontológicos não conseguiam bancar os custos operacionais fixos e variáveis da empresa.

A Odontologia Extrabucal contempla a participação do Dentista como Gestor de seu negócio, de sua carreira e torna imperativa a aplicação de métodos de registros, mensuração e controle que permitam uma precisa e poderosa gestão de custos em odontologia.

Por meio deste modelo, provoca-se o pensamento estratégico em odontologia e percebe-se, nos cálculos de margem de contribuição e de ponto de equilíbrio, que alguns procedimentos deveriam ser realizados em menos de 12 minutos, ou seja, a cada hora deveriam ser realizados cinco procedimentos. Isso comprova que em muitos casos a estratégia de compensar uma tabela baixa com volume de atendimentos pode ser fatal para o negócio. Nesse momento, a capacidade de trabalho e respeito aos padrões éticos devem ser considerados para tomada de decisões.

Estes indicadores citados sugerem que o Dentista deve buscar a operadora de plano odontológico e tentar negociar um reajuste em sua tabela, ou então, solicitar seu descredenciamento, uma vez que os números confirmam a inviabilidade desta relação profissional.

O mercado tem apontado que as negociações de reajustes independem da justificativa de custos das clínicas. O poder não está mais na mão dos Dentistas. Isso basicamente é Lei da Oferta e da Demanda.

Portanto, saber finalizar uma relação de prestação de serviços com estas operadoras de planos odontológicos é um ponto importante e que deve ser realizado de maneira formal e documentada. Segue uma sugestão de solicitação de descredenciamento que tenho utilizado com os Dentistas em programas de Coaching Financeiro.

 

CARTA DE SOLICITAÇÃO DE DESCREDENCIAMENTO

Centro Odontológico Dentes e Números
De: (nome do Dr.) – CEO no Centro Odontológico  Dentes e Números
Para: Sr. (…) – Gestor da Operadora Onlyaiuyn

Assunto: Solicitação de descredenciamento

Eu, Nome do Dr, CRO PE 00000, CPF 000 000 000 / 00, CEO do Centro Odontológico Dentes e Números, localizado na Rua (…), Nº 00, Slª 000, Bairro (…), cidade (…), estado (…), venho por meio desta carta solicitar o descredenciamento de minha empresa para prestação de serviços odontológicos. Cabe nesta solicitação prestar as seguintes considerações:

01 – Esta solicitação de descredenciamento baseia-se numa análise de custos deste segmento de serviços e ter constatado, por meio de indicadores de gestão financeira em odontologia, a impossibilidade de ajustar meus custos operacionais a tabela proposta pela operadora;

02 – Esta solicitação de descredenciamento baseia-se também nas constantes glosas aplicadas a faturas e na complexidade burocrática na gestão de processos desde a solicitação de autorização de planos de tratamentos até o pagamento dos serviços realizados;

03 – Informo-vos que todos os planos de tratamentos iniciados nos usuários desta operadora, até a presente data, serão totalmente finalizados e suas faturas devidamente encaminhadas para pagamento;

04 – Informo-vos que a partir da presente data, todos pacientes/usuários pertencentes a nossa carteira de clientes, e os novos usuários que constantemente procuram por nossos serviços serão orientados e encaminhados para iniciarem novos serviços com profissionais credenciados;

05 – Informo-vos que em momento algum e baseado em princípios éticos e pessoais, comentei com algum usuário desta operadora sobre minha insatisfação em relação a remuneração paga ou qualquer outra particularidade referente ao contrato de credenciamento atual.

Portanto, reafirmo meu interesse em me descredenciar da Operadora X e solicito-vos emissão de documento que confirme recebimentos desta carta, bem como a confirmação da rescisão de nosso contrato. Solicito-vos também a retirada do nome do Centro Odontológico Dentes e Números da relação de empresas credenciadas.

Certo de vossa compreensão, coloco-me a disposição, se necessário, para esclarecimentos complementares.

Cidade, 15 de novembro de 2015

_____________________________

Dr. (…)

CRO PE – 00000

 

____________________

 

Flávio Ribeiro

Coach e Consultor PenseFar Coaching Financeiro; Master Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching com certificação pela European Coaching Association – ECA e Global Coaching Community – GCC; MBA Executivo Gerência de Saúde pela ISAE FGV; MBA Gestão de Serviços de Saúde pela UFF–RJ; Graduado em Odontologia; Mestre em Gestão e Economia da Saúde na UFPE.