O pensamento estratégico em odontologia e o planejamento de seu modelo de negócio devem ser feitos da maneira mais eficaz possível, para garantir o melhor retorno. A ferramenta Business Model Canvas (ou somente Canvas) mostra, através de um mapa visual, a representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização. É uma maneira de auxiliar na visualização do modelo de negócio de um consultório e em seu planejamento estratégico, seja sua clínica de grande porte ou um consultório individual; inicial ou já presente e atuante no mercado.

A ferramenta Canvas é um modelo inovador e dinâmico, de fácil elaboração e interpretação, que ajuda empreendedores a criarem soluções para resolver problemas existentes, permitindo traçar planos de ação de acordo com a realidade da empresa. Na prática, o Canvas é um mapa visual pré-formatado, no qual você inclui as informações do seu consultório e, assim, terá uma noção mais ampla dos quatro pilares essenciais e insubstituíveis de uma empresa: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

Nove blocos compõem o Canvas:

PenseFar Blog Canvas (2)

Proposta de Valor (são descritas soluções para problemas de seus clientes e os diferenciais de seu consultório. Por que o cliente irá escolher você e seu consultório?)

Segmentos de Clientes (descreve o perfil do público alvo – preferências, comportamentos, faixa etária, etc. Que segmento você quer atender em seu consultório?)

Relacionamento com o Consumidor (apresenta como você e seu consultório irão se relacionar com seus clientes, para estabelecer sua proposta de valor. Qual a percepção de seus clientes em relação a você e ao seu consultório?)

Canais de Distribuição (meios que estabelecem a comunicação com os clientes – mídias sociais, anúncios patrocinados, propaganda em veículos tradicionais, etc. De que forma seu cliente pode achar você e seu consultório?)

Atividades Chaves (enumera as tarefas que serão executadas para construir a proposta de valor. Que ações você faz para fortalecer Sua Marca?)

Recursos Chaves (descreve como serão executadas as atividades chaves. Qual sua estratégia para você atingir seu planejamento?)

Parceiros Chaves (descreve quais serão os principais fornecedores que ajudarão a empresa a oferecer sua proposta de valor. Quem são seus fornecedores/parceiros?)

Fluxo de Receita (apresenta o quanto os clientes estarão dispostos a pagar pela proposta de valor e quais serão as formas de pagamento. De que forma você pretende fechar suas vendas?)

Estrutura de Custos (descreve os custos de produção e manutenção da atividade. Gestão de custos em odontologia é poderoso! Quanto custa seu tempo e sua hora clínica?).

Portanto o Canvas é uma excelente ferramenta para a diferenciação do seu negócio no mercado. Tendo um pensamento estratégico em Odontologia e uma visão objetiva do todo, é possível entender seu potencial e planejar melhor como atingir o seu público-alvo e obter o retorno financeiro desejado. Cada vez mais a odontologia deve ser vista e pensada fora do “cubo intrabucal”. Além disso, nunca é tarde demais para rever seu modelo de negócios.

*Flávio Ribeiro

Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo. Mestre em Gestão e Economia na Saúde na Universidade Federal de Pernambuco. MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Fluminense. MBA Executivo Gerência de Saúde pela FGV.