Por Flávio Ribeiro*

SWOT é a “sigla” das palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats; que significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Ou seja, a matriz SWOT (conhecida também por FOFA – iniciais em português) tem o objetivo de fazer uma análise aprofundada de uma determinada empresa e de sua posição no cenário do seu ramo. Essa noção de posicionamento é de extrema importância para um planejamento estratégico eficaz. Clínicas odontológicas e carreiras, portanto, são beneficiadas se houver a aplicação da análise SWOT.

Pode-se dividir essa matriz em duas partes: ambiente interno (onde serão identificados os pontos fortes e os fracos da clínica) e ambiente externo (onde estão as ameaças e as oportunidades). Quem tem, ou pretende ter, um planejamento estratégico em odontologia consistente precisa conhecer tanto seu consultório, seu modelo de negócio, quanto o mercado de sua região. Esse autoconhecimento é a chave para um plano de carreira promissor! Mais uma vez, o pensamento estratégico em odontologia é importante!

O ambiente interno da clínica é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, entre outros; sobre os quais é possível exercer maior controle, pois são resultado de estratégias definidas pela própria direção. Nesse ambiente, é possível identificar os pontos fortes (correspondentes aos recursos e capacidades que se transformam em uma vantagem competitiva para a clínica em relação aos seus concorrentes) e os pontos fracos (que são as deficiências que a clínica apresenta em comparação com seus concorrentes atuais ou em potencial). Com essa comparação, é possível redirecionar ações para melhorar os pontos negativos, aumentando cada vez mais a qualidade da clínica odontológica.

23232

O ambiente externo, por sua vez, é composto por fatores que existem fora dos limites do consultório e que, de alguma forma, exercem influência sobre ele. Este é um ambiente sobre o qual não existe controle, porém deve ser monitorado continuamente, pois é base para o planejamento estratégico em odontologia. A análise do ambiente externo visa fatores macro ambientais (questões políticas, demográficas, tecnológicas, econômicas, etc) e fatores micro ambientais (fornecedores, parceiros, consumidores, etc) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após a definição das estratégias da empresa.

Por meio desse acompanhamento, será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam. Estar preparado para lidar com a concorrência é fundamental para tomar as atitudes internas que farão o planejamento estratégico em odontologia ser o mais eficiente!

Que tal, junto com uma correta gestão de custos em odontologia, pilar do pensamento estratégica da PenseFar, você fazer sua matriz SWOT?

Tenho convicção que esta ferramenta poderosa em odontologia fará você enxergar seu modelo de negócio e sua carreira com outros óculos.

Vale a pena terminarmos com uma de Peter Drucker:
“Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho.”

__

*Flávio Ribeiro é Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo. Mestre em Gestão e Economia na Saúde na Universidade Federal de Pernambuco. MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Fluminense. MBA Executivo Gerência de Saúde pela FGV.