Por Flávio Ribeiro*

Certa vez fui a um barbeiro em sua barbearia e após um serviço de ótima qualidade e percepção no atendimento começamos a conversar sobre negócios. O barbeiro, que por sinal entende muito de gestão resolveu me dar uma aula de gestão de custos e planejamento de carreira. Mal ele sabia que eu era um consultor em gestão, especializados em custos e diagnósticos financeiros em odontologia. E começou a  me falar de seu modelo de negócio. É bom saber que mesmo sendo uma barbearia, cada uma tem seu modelo de negócio com suas particularidades.

– Flavio, aqui na minha barbearia eu tenho uma média mensal de custos fixos de R$ 6.000,00. Basicamente meus principais custos fixos são com despesas prediais e com recursos humanos. Minha sala e alugada, pago condomínio. IPTU, energia, telefone, internet, etc e tenho mais dois funcionários, sendo um para fazer a parte administrativa e de contato com clientes e outro que me auxilia para serviços de maior complexidade.

– Flavio, eu preciso de R$ 8.000,00 por mês para bancar minhas despesas pessoais. Estou agora migrando para um planejamento anual de custos. Nestas despesas pessoais eu incluo uma parte para um dia conquistar minha independência financeira. Como penso em trabalhar uns 20 anos como barbeiro incluo na minha precificação uma parte para meu futuro quando atingirei meu estado de arte e trabalharei por opção e não mais por obrigação. Aplico o pensamento estratégico em minha carreira e negócio.

– Flavio, trabalho com insumos de baixo custo unitário e que não representam muito por serviço executado. Incluo estes custos nos R$ 6.000,00 mensais. Se fosse no seu caso como dentista, talvez tivesse que tratar os custos de alguns insumos de forma diferenciada. No seu negócio seriam, por exemplo, os implantes, o protético, etc.

Pensei, olha o cara me dando aula…. mas continuei aprendendo com ele…

– Flavio, eu fiz umas contas e calculei que posso no meu horário comercia de 8 horas dia vezes 20 dias úteis fazer nestas 160 horas em média 320 serviços em meus clientes, ou seja, posso atender em média 320 clientes por mês. Isso, Flavio, é minha capacidade instalada. Aqui na barbearia descobri que se não fizer umas contas meu modelo de negócio terá uma gestão empírica e aí brother o risco pode aumentar muito.

– Flavio, sou um barbeiro que precisa de R$ 14.000,00 por mês, em média, e ofereço 320 serviços. Isso faz com que um serviço de 30 minutos custe no mínimo R$ 43,75 (R$14.000,00 / 320 serviços). Menos do que isso a conta não fecha!! Consigo pelo serviço bacana que presto cobrar um pouco mais e com isso poder com uma taxa de ocupação média de 68% atingir minha meta financeira mensal aqui na barbearia. Tem mais uns detalhes aqui na gestão de meu negócio que podemos conversar numa próxima oportunidade.

Após esta explicação básica, mas muito poderosa sobre gestão de custos entendi que ele estava no caminho certo. O barbeiro sabia gerenciar seu negócio e principalmente conduzir sua carreira de forma assertiva.

Prezado leitor, se você leu ate agora este texto, deve ser porque ele fez algum sentido para você. Prestadores de serviços, independentemente do segmento tem que dominar seus custos e controlar seus modelos de negócios. Para poder demonstrar conhecimento no assunto sugeri ao barbeiro que aplicasse o planejamento anual em sua barbearia.

Convido você a reler este texto e trocar a palavra barbeiro por dentista e barbearia por consultório. Longe de mim queres comparar os tipos de serviços…Cabelo e barba crescem e podem ser “consertados”, dentes e bocas não, a complexidade e responsabilidade certamente são maiores.

  Abraço e até a próxima provocação com total intenção positiva.

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*Flávio Ribeiro é Cirurgião-dentista pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo. Mestre em Gestão e Economia na Saúde na Universidade Federal de Pernambuco. MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal Fluminense. MBA Executivo Gerência de Saúde pela FGV.