Pense em fazer um curso, assistir uma aula sobre um tema de seu interesse em Odontologia, em qualquer lugar e no horário de sua preferência e disponibilidade, bastando apenas ter acesso a internet. Pense também num encontro virtual com seu professor (Tutor) ou com um grupo de dentistas de várias partes do Brasil ou do Mundo. Falo aqui de uma tendência, da Educação a Distância – EaD – como forma de capacitação complementar crescente em nosso país.

Nos dias de hoje, ocorrem diversas dificuldades enfrentadas por profissionais no que diz respeito ao acesso à formação continuada. Profissionais do setor da saúde apresentam características de horários flutuantes de trabalho, o que pode justificar uma opção pela modalidade de educação a distância por meio de uma sala de aula virtual.

A Educação a Distância (EaD), é uma poderosa estratégia para a educação permanente. Nessa produção de diálogo e cooperação podemos discutir sobre assuntos científicos e de gestão em Odontologia. Um exemplo no segmento odontológico é o i-Dent Academy que possui inúmeras aulas para consumo e aprendizado. Alguns cursos em Odontologia também já inserem em seus programas uma carga horária on line.

O mercado enfatiza a necessidade de múltiplas competências, desde a capacidade de trabalho técnica e presencial até as atividades que envolvem e gestão de um modelo de negócio. Atenção! Você é seu principal modelo de negócio. A autonomia na gestão de seu próprio trabalho, de sua carreira e a capacidade de trabalhar modo cooperativo é preciosa.

A EaD permite ritmos de estudo diferenciados, reduz barreiras de espaço e tempo, abre espaço para discussão profissional, networking e para pessoas que tenham dificuldades de deslocamento. Por fim, um ponto muito importante, permite a conciliação da aprendizagem com a atividade profissional e a vida familiar.

Portanto, a Educação a Distância deve ser encarada como uma forma de aprendizado adequado à dinâmica atual do mercado e como um diferencial na busca de desenvolvimento profissional.

*Texto atualizado pelo próprio autor de Odontologia a Distância(OaD).