O QUE É COACHING FINANCEIRO

O Coaching pode ser definido como um processo de desenvolvimento humano e tem como foco a aceleração e potencialização de resultados. Um dos nichos de atuação do Coach (profissional habilitado a realizar programas de coaching) é o de Coaching Financeiro que atende pessoas e empresas que buscam a reorganização financeira.

O Coach Financeiro é hoje um dos produtos mais procurados no segmento de coaching. No programa aborda-se uma metodologia de organização de finanças pessoais e da clínica que definem os passos necessários a planejar e controlar melhor a vida financeira do Coachee tornando-a mais segura e confortável.

O Programa de Coaching Financeiro da PenseFar tem como objetivo criar condições e fornecer ferramentas para que o Cliente/Coachee obtenha a liberdade e autonomia para tomada decisões referentes a sua vida financeira.

Um Programa de Coaching proporciona ao Coachee (cliente) avaliar seu comportamento com o dinheiro, seu hábitos de consumo, enxergar de forma sistêmica sues ganhos e gastos e organizar suas finanças visando atender suas necessidades e alcanças seus objetivos. Proporciona mudanças que produzem resultados diferentes aliando equilíbrio financeiro e qualidade de vida.

Um Programa de Coaching Financeiro numa clínica/empresa permite ao gestor compreender o cenário financeiro de forma real e concreta. Isso possibilita a tomada de decisões que determinam melhor desempenho e alavancagem de resultados. Desempenho não significa exclusivamente aumento de faturamento, mas sim a correta gestão de custos, e avaliação do modelo de negócio da empresa que pode estar alocando recursos de forma inadequada, vendendo serviços, calculando empiricamente seus preços e sofrendo com outros gargalos em sua administração financeira.

O foco é criar novos comportamentos que envolvem desenvolver o pensamento estratégico, ter uma disciplina diária de gastos, aprender a aprender a conviver com o dinheiro e definir planejamentos de curto e longo prazo. E este é um grande desafio que exige do Coachee uma mudança comportamental mas que pode significar melhores resultados e aumento de lucratividade e a independência financeira como meta.

O papel do Coach Financeiro é baseado em ouvir, treinar e conduzir.

 

 PARA QUEM ESTÁ INDICADO O ACOMPANHAMENTO DE UM  COACH FINANCEIRO

A PenseFar atua principalmente no segmento de odontologia, mas presta serviços também a pequenos e médios negócios em saúde e de bem estar.

Um Programa de Coaching Financeiro utiliza técnicas, ferramentas e métodos que contribuem para aumento de ganhos financeiros. Pessoas, casais, equipes e empresas, podem descobrir em que áreas é necessário provocar mudanças para obterem o retorno esperado e melhorarem suas performances e desempenharem suas atividades em alto nível. Algumas são:

  • Pessoas que estão com dívidas e não conseguem organizar suas contas
  • Empresários que querem entender melhor a gestão de custos de sue negócio e não tem orientação qualificada para isso
  • Pessoas que não sabem como organizar suas finanças pessoais nem como traçar um planejamento financeiro para realizar sonhos e atingir objetivos
  • Casais que desejam ajustar a relação com o dinheiro, organizar as finanças da família e planejar o futuro com metas concretas e atingíveis.
  • Jovens que finalizaram sua graduação universitária e desejar organizar suas vidas e planejarem sua independência financeira
  • Profissionais interessados em simularem novos investimentos em seus negócios anteciparem cenários de resultados possíveis.
  • Pessoas que não tem problemas financeiros, porém querem acelerar seus investimentos de forma ajustada ao seu perfil de investidor

No Coaching Financeiro, os maiores objetivos são treinar pessoas, profissionais e empresas para viverem de acordo com seu orçamento e praticarem uma gestão de custos ajustada ao seu modelos de finanças pessoais e negócios. São identificados os pontos fortes e pontos de melhoria na gestão financeira e quais são seus motivadores internos e externos para tomar certas decisões.

 

COMO É O REALIZADO O COACHING FINANCEIRO

.

Para realização do Programa de Coaching Financeiro será necessária uma sessão inicial de diagnóstico e em seguida um acompanhamento com previsão de duração entre 03 (três) e 06 (seis) meses,realizados por meio de sessões com periodicidade semanal.

A sessão inicial de diagnóstico serve para que coach e coachee se apresentem, para que se apresente o cenário financeiro atual da clínica/empresa, que seja feita um diagnóstico inicial de custos e receitas e que seja apresentada a proposta de número de sessões, duração do acompanhamento e investimento no Programa de Coaching PenseFar. O Programa de Coaching Financeiro PenseFar contempla entre 04 (quatro) até 10 (dez) sessões.As sessões terão duração média de 120 (cento e vinte) minutos.Uma forma de alcançar um objetivo financeiro consiste em descobrir qual é o cenário atual do Coachee. Sem este diagnóstico não é possível saber aonde se poderá chegar. Para isso é fundamental conhecer todos indicadores do momento financeiro e a partir deste ponto poder definir-se o caminho ideal a ser seguido.

Fazem parte do programa a aplicação do PenseFar CoachingAssessment (IBC), elaboração de relatórios personalizados pós sessão, análises de planilhas e estudo de caso. Entre as Sessões de CoachingFinanceiro, se necessário, haverá acompanhamento indireto a distância por meio de ferramentas whatsapp, emails, telefonemas, etc.

Independentemente de quanto dinheiro o coachee ganha, a mudança de comportamento é importante para que velhos hábitos não continuem a prejudicar seus resultados. O coachee deve passar por um processo de ressignificação de sua carreira criando condição de mudar sua vida e a forma como encara sua relação com o dinheiro. O Programa de Coaching Financeiro pode ser realizado de forma presencial num local definido entre coach e coachee ou também a distância por meio de vídeo reuniões usando-se skype e acesso remoto. Acesso remoto é o compartilhamento de dados entre dois computadores conectados entre si apenas pela internet. Com este procedimento é possível fazer exibições de arquivos (power point, excel, word, etc)  a partir de meu computador sempre por meio de conexões seguras.

Os pilares do Programa de Coaching Financeiro são:

  • Diagnóstico financeiro atual
  • Suspender qualquer tipo de julgamento
  • Definição de ação por meio de tarefas
  • Foco no futuro em busca de um estado desejado
  • Confidencialidade e ética

 

Trabalha-se o auto-conhecimento para gerar evolução constante e perpétua, muito além do tempo de acompanhamento.

Considerações finais

Participar de um Programa de Coaching financeiro PenseFar é investir em autoconhecimento que estabelece estratégias poderosas para lidar com o dinheiro e conhecer algumas crenças limitantes que impedem seu sucesso financeiro. Busca-se um novo padrão de comportamento financeiro.

Ao final do processo você estárá apto a entender como está sua situação financeira, o que fazer para melhorá-la, traçar planos e metas que te manterão motivado a continuar progredindo e evitar novos embaraços financeiros no futuro.

Por fim, lembre-se de nunca se esquecer de sempre se lembrar:

Seu caminho em busca de sua independência financeira depende principalmente de você, de um pensamento estratégico, de uma postura mental e da aplicação de uma rotina de organização financeira simples, mas extremamente poderosa em sua vida e sua carreira.

Atuando paralelamente como Coach pessoal estas ferramentas fornecidas poderão ser aplicadas imediatamente pelo Coachee passando-o de um estado atual para um novo estado desejado e possível.

Flávio Ribeiro
Coach Financeiro e Consultor PenseFar; Graduado em Odontologia; Mestre em Gestão e Economia da Saúde na UFPE; Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching; MBA Executivo Gerência de Saúde pela ISAE FGV; MBA Gestão de Serviços de Saúde pela UFF- RJ; Speaker Ident Academy.
http://www.pensefar.com.br/