Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio.

Michael Porter

 

Atualmente nosso País passa por um ciclo de mudanças no cenário econômico e o segmento de prestação de serviços odontológicos encontra-se dentro deste processo precisando reformular algumas estratégias. Dentistas dentro de seus consultórios ou atuando na direção de clínicas procuram melhores desempenhos provocados por um mercado cada vez mais competitivo e com um perfil de cliente cada vez mais exigente. Torna-se necessário criar uma identidade própria que caracterize e diference seu serviço dos demais concorrentes.

Para isso, devemos pensar na importância de se definir referenciais de Missão, Visão e Valores. São um conjunto de declarações que orientam a formulação de estratégias e as diretrizes do negócio. O dentista precisa ter em seu negócio objetivos claros e metas definidas para que sua carreira possa prosperar. Definir estes referenciais, também chamados de princípios norteadores, é poderoso para o planejamento da carreira. É o pensamento estratégico em odontologia aplicado no seu modelo de negócio visando direcionar seu caminho e definir sua marca.

 

A Missão de uma empresa pode ser considerada como a razão de existir da empresa ou o motivo principal de sua existência. Deve contemplar onde está inserido seu negócio, objetivos financeiros, sociais e como ela quer ser reconhecido. Tende a ser um referencial mais estável e só costuma ser alterado quando empresa sofre algum tipo de alteração como expansão ou mudança de segmento de atuação. Uma forma assertiva de definir uma missão é responder aos questionamentos básicos a seguir:

– Por que seu consultório/clínica existe?

– O que seu consultório/clínica faz?

– Para quem?

Exemplos de Missão de clínicas de saúde

“Preservar a saúde, o sorriso e a qualidade de vida das pessoas, a partir de um atendimento profissional, ético e personalizado. ”

“Promover com excelência e ética a saúde bucal, valorizando a participação multiprofissional, recursos tecnológicos e visando a satisfação do cliente. ”

Disponibilizar aos clientes os melhores, mais tecnológicos, e mais rápidos tratamentos dentários para garantir saúde e satisfação ao sorrir. ”

“Prestar serviços de implantodontia e assegurar confiança, precisão e rapidez no diagnóstico e tratamento.”

“Oferecer soluções em saúde bucal, por meio de um serviço voltado para o bem-estar do cliente. ”

 

A Visão de uma empresa é a direção que a ser seguida e como ela espera ser reconhecida pelas pessoas e pelo mercado a médio e longo prazo. Deve ser prática, realista e atingível. É como a empresa quer ser vista, ou deseja estar, num determinado período de tempo. Quando este referencial é alcançado a visão deve ser reformulada ao novo cenário. Uma forma assertiva de definir uma visão é responder aos questionamentos básicos a seguir:

– No que seu consultório/clínica quer se tornar?

– Qual direção tomar?

– Onde seu consultório/clínica estará?

– O que seu consultório/clínica será?

Exemplos de Visão de clínicas de saúde:

“Ser reconhecida como a melhor clínica odontológica na cidade do Recife, através de excelência em atendimento, processos e resultados.

“Manter e ampliar o nível da instituição e ser reconhecida na região sul como referência no tratamento de odontologia”

“Até 2018 ser a maior clínica de ortodontia de Volta Grande. ”

“Ser sinônimo de boa odontologia para milhões de pessoas em todo o mundo, contribuindo significativamente para sua evolução. ”

“Ser a Clínica de referência em tratamentos de odontologia preventiva no Brasil, com ênfase em home care. ”

 

Os Valores de uma empresa são considerados os pilares, as convicções que definem o modo de conduta das pessoas e da própria organização. Servem como os princípios que guiam comportamentos e atitudes das pessoas que fazem parte do negócio e estão alinhadas com a missão a visão.

Os valores devem ser considerados inegociáveis em sua clínica e tidos como duradouros. São os ideais e valoras que devem ser cultivados para o cumprimento da missão e na busca da visão. Devem ter seu enunciado curto para que fiquem claros e devem contemplar a conduta dos funcionários entre si, com clientes, com fornecedores, a comunidade, ou seja todos os “players” envolvidos.

Exemplos de Valores:

  • Compromisso com o cliente
  • Transparência nos negócios
  • Rapidez e tratamentos flexíveis
  • Confidencialidade e ética
  • Foco em resutados
  • Responsabilidade pelos resultados
  • Educação e formação de pessoas
  • Humanização e gentileza
  • Responsabilidade social e sustentabilidade
  • Pioneirismo tecnológico
  • Gestão de custos em odontologia
  • Pontualidade no atendimento
  • Espírito empreendedor

 

A definição destes princípios norteadores serve para promover a conduta das pessoas. Não importa o tamanho de seu modelo de negócio, nunca é tarde para construir sua Missão, Visão e Valores. Você já tem eles escritos? Que tal escrever com sua equipe, seus sócios, ou com você mesmo, se for só em seu consultório a melhor forma de definir seu posicionamento na odontologia?

 

____________________

Flávio Ribeiro

Coach Financeiro e Consultor PenseFar; Graduado em Odontologia; Mestre em Gestão e Economia da Saúde na UFPE; Master Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching; MBA Executivo Gerência de Saúde pela ISAE FGV; MBA Gestão de Serviços de Saúde pela UFF- RJ; Speaker Ident Academy.